top of page

Qual é a diferença entre jóia, semijoia e bijuteria?

Atualizado: 21 de abr. de 2022


Esta é uma dúvida frequente entre os amantes de acessórios. Para entender melhor, o que difere uma da outra é a sua qualidade e durabilidade. Então, vamos ver as especificidades de cada uma para que você faça a melhor escolha na hora da compra.


Jóia


Jóias são produzidas inteiramente por metais nobres.
Jóias são produzidas inteiramente por metais nobres.

As jóias possuem qualidade garantida e podem durar por décadas, pois são produzidas inteiramente por metais nobres como o ouro, a prata, a platina, entre outros. Isso acontece porque esses metais apresentam grande dificuldade em reagir com outros elementos químicos como, por exemplo, o oxigênio. Assim, possuem maior resistência a sofrerem oxidação.

Em contrapartida, as jóias possuem um custo muito mais elevado em comparação com as semijoias e bijuterias. Em geral, são usadas em eventos especiais, como casamentos ou festas.

Muitas jóias também contém pedras preciosas, como a esmeralda, diamante, rubi e safira, tornando-as ainda mais luxuosas.



anel; semijoia; ouro
As semijoias levam banhos de metais nobres em seu acabamento.

As semijoias levam esse nome por possuírem o acabamento bem semelhante ao das jóias, sendo difícil distinguí-las. São peças que levam banhos com algumas camadas de materiais nobres, como o ouro, garantindo sua qualidade e durabilidade por anos se bem cuidadas.

Como a sua estrutura é feita por matérias-primas mais baratas, o seu custo é muito mais próximo ao das bijuterias do que das jóias, ou seja, são peças com beleza e garantia, mas com valores muito mais acessíveis.





Bijuterias


bijuteria
Bijuterias são feitas de metais não-nobres.

As bijuterias são peças mais simples e com menor durabilidade. São feitas de metais não-nobres e, geralmente, o seu acabamento é feito com tinta dourada ou prateada. Em poucos casos apresentam uma camada bem fina de ouro.

Como na produção das bijuterias são utilizados materiais como o níquel, ao entrar em contato com a pele pode causar irritações e até alergias, o que raramente ocorre com os metais nobres.

Por esses motivos, a bijuteria tem um custo menor do que as semijoias e, geralmente, são adquiridas para usar em alguma estação ou uma moda passageira, já que não duram por anos.



Agora você já sabe a diferença entre jóia, semijoia e bijuteria e poderá escolher o tipo de acessório mais adequado para você!

E não se esqueça que na Maria Divina Semijoias temos peças de qualidade banhadas em Ouro e Prata que vão te deixar ainda mais linda no seu dia a dia!




16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page